quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A brasilidade no som de Criolo

O som de Criolo combina elementos de diversas tipologias musicais, além de abordar a alma brasileira.


Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido por Criolo, é um rapper com longa carreira musical, mas ganhou devido reconhecimento após o seu mais recente trabalho, o álbum "Nó Na Orelha", disponibilizado gratuitamente na internet e que, em 2011, conquistou 3 prêmios no VMB. Já cantou ao lado de Caetano Veloso e foi lembrado por Chico Buarque em um de seus shows.

A música de Criolo é aclamada pela crítica no país e no mundo, misturando o Rap com outros gêneros musicais (samba, raggae, MPB e soul) sempre incorporando situações da periferia e abordando questões como racismo, miscigenação e brasilidade.


"Eu tenho orgulho da minha cor / do meu cabelo e do meu nariz / Sou assim e sou feliz / Índio, Caboclo, Cafuso, Criolo / Sou brasileiro" canta Criolo em "Sucrilhos"
"Há preconceito com o nordestino / Há preconceito com o homem negro / Há preconceito com o analfabeto / Mais não há preconceito se um dos três for rico, pai." - o rapper parodia a música "Cálice" de Chico Buarque.

Criolo também compôs, junto com o produtor musical Gui Amabis, duas canções para o álbum Memórias Luso Africanas. "Para Mulatu" retrata o período da escravidão. Ouça:


Para conhecer mais sobre o cantor, acesse seu site: http://criolo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário