terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gabriela, Cravo e Canela, virou doce de leite.

Ildi Silva, atriz esteve presente
no remake de Gabriela como a prostituta Quitéria.
A personagem Gabriela não era morena, era mulata. Pelo menos era, na cabeça de Jorge Amado, autor que invariavelmente descreveu suas personagens como mulatas sensuais e cheias de atributos sexuais. Gabriela era, sem dúvida, uma das personagens mais completas do romance brasileiro.

Em 1975, Sônia Braga interpretou a moça cravo e canela. A justificativa na época, segundo Walter Avancini, diretor da primeira versão, foi que não haviam atrizes negras ou mulatas à altura do papel. A cafuza Sônia Braga tomou o lugar da mulata e assim ficou a cara eterna da Gabriela "Cafuza".

Em 2012, a Rede Globo apresentou seu remake de Gabriela, com uma atriz branca de fenótipo mais amorenado. Após 37 anos da primeira versão, será que ainda não foi possível encontrar uma atriz negra ou mulata à altura da personagem Gabriela?

Não seria, então, a atriz Taís Araújo, que já foi protagonista em horário nobre em uma telenovela Global, talentosa o suficiente? Ou não estaria a atriz Ildi Silva, dona de uma beleza expressiva, à altura da personagem? Não foi! O talento das atrizes negras na televisão brasileira para a Globo, pareceu ser tão questionável quanto foi para os telespectadores a escolha das atrizes que viveram essa personagem de Jorge Amado. Resultado: tiveram que pintar a pele da atriz Juliana Paes para que ela se transformasse em Gabriela que continuou sem cravo e sem canela.

Foto: TV Globo / Estevam Avellar no site www.caras.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário