sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Música e suas Vertentes na Cultura



Quando falamos de música temos muitas ideias sobre o assunto, o que vai além de nossa imaginação e conhecimento. Neste post, retrataremos a origem da música no contexto indígena e afro, levando em consideração que estamos em um mundo onde tais culturas fortemente se fazem presentes. 

A música indígena tem como base a particularidade de identificar os índios através de seus atos e costumes, ela vai de encontro a um universo transcendente e mágico que é empregado em todos os rituais religiosos. 

Não diferente da cultura indígena, a música na cultura afro mantém suas vertentes em rituais, costumes e elementos da música da língua portuguesa, o que produz uma grande variedade de estilos. Sendo assim, esta influencia muito a música popular brasileira, gerando o que conhecemos como expressões de tal influência, sendo elas: o maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbo, lambada, maxixe e maculelê e o mais conhecido samba que marca a cultura brasileira e se destaca. 

As influências são fortes no contexto contemporâneo, afinal o samba de Bezerra da Silva, as raízes nas músicas de Chico Science e Nação Zumbi, a malandragem do velho Cartola e Gabriel O Pensador com Cachimbo da Paz, são alguns exemplos das tradições indígenas e afro. 

Confira alguns dos artistas que mostram, através de suas músicas, as influências que essas raças nos deixaram.











                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário