quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“O LIVRO DAS ÁRVORES”


Com o intuito de fomentar a cultura indígena e levar conhecimento às crianças que moram nas aldeias de difícil acesso, vários livros foram criados, um deles é "O LIVRO DAS ÁRVORES" organizado por Jussara Gruber. Esta obra faz parte do projeto “A natureza segundo os Ticuna”, que desenvolve material didático para as escolas das aldeias.

Em "O LIVRO DAS ÁRVORES", a intensa e rica relação dos Ticuna com as árvores emerge dos textos e imagens que contêm conhecimentos práticos, valores simbólicos e inspiração poética.

Esta inspiração gerou o poema abaixo, que fora publicado na obra de Jussara Gruber  e exemplifica a relação do índio com a floresta.

QUALQUER VIDA É MUITA DENTRO DA FLORESTA

Este livro permite conhecer a forma
como os Ticunas tratam a linguagem escrita.
Se a gente olha de cima parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente,
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma
Sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas,
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
E vem a noite.
Vem a lua.
E vêm as sombras
Que multiplicam as árvores.
As luzes dos vagalumes
São estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.

(GRUBER, Jussara [org.] O livro das árvores).

O poema acima mostra toda diversidade existente nas florestas, estas representadas pela palavra "VIDA", vida esta que não conhecemos, não com os olhos dos nativos desta terra, olhos que observam a cada detalhe, desde o nascer do dia até o cair da noite. Beleza apreciada e respeitada por um povo que luta para manter sua cultura viva, viva como a floresta onde ela habita.

O poema nos mostra um ciclo que acontece diariamente, mas que visto de cima, de longe, não recebe o devido respeito para ser preservado.

Se você gostou da composição citada acima, ajude a difundir a cultura indígena. Faça o download gratuito de "O LIVRO DAS ÁRVORES", acessando o Portal Domínio Público - biblioteca digital do Ministério da Educação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário